Ekaaty Linux Educacional um novo futuro para educação no brasil.

O projeto Ekaaty é um sistema operacional livre, robusto, seguro e amigável baseado no Linux desenvolvido pela comunidade.

A distribuição é otimizada para o uso em desktops e preparado para uso em laptops. É planejado para ser um sistema enxuto, que consome menos espaço em disco e menos recursos da máquina, e ter uma aparência polida, possibilitando uma melhor usabilidade e experiência.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Equipe Ekaaty com John Meddog Hall

Jon “Maddog” Hall, presidente da Linux International, esteve presente na Faculdade Ruy Barbosa atendendo a um convite para proferir palestra para os estudantes da Ruy e da Faculdade ÁREA1. Promovido pelas duas instituições, o evento aconteceu no dia 03 de junho. Na verdade, com sua famosa informalidade, o guru da tecnologia de código aberto transformou o acontecimento em um agradável encontro com os alunos.

No evento, Maddog enalteceu a liberdade proporcionada pelo software livre. Um dos principais benefícios, segundo ele, é o controle que o usuário tem neste tipo de tecnologia. “Quando você faz um download de um software livre pela Internet, você modifica para atender suas necessidades. Se precisar realizar algum tipo de correção ou melhoria, tem o poder de decisão. Não precisa esperar empresas fabricantes decidirem por você”, explicou.

Ao contrário, lembra o guru, quando você compra um software de prateleira em alguma loja você é obrigado a utilizar da forma como foi feito. “Talvez o cliente não tenha o conhecimento para fazer essa mudança no software, mas ele pode contratar uma mão-de-obra local para executar”, falou.

O presidente da Linux International lembrou que o início da tecnologia de código aberto aconteceu junto com o princípio da Ciência da Computação porque, já naquela época, os programadores gostavam de compartilhar informações e técnicas. “Desta forma, você tinha várias cabeças trabalhando no problema”, comentou. Segundo ele, só a partir de 1977, o software proprietário, sistema de tecnologia fechada, começou a surgir e a se tornar comum.

Conforme disse o Prof. Cláudio Amorim, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Faculdade Ruy Barbosa, Jon “Maddog” é um dos principais nomes no cenário mundial de software livre. “A presença dele é uma honra para nossas faculdades e os nossos alunos que têm interesse no tema ficaram mobilizados”, afirmou.

O Coordenador do Curso de Engenharia de Computação da Faculdade ÁREA1, Prof. Pedro Ivo, considera que o evento foi uma oportunidade ímpar. “Possibilitou para os alunos o contato com uma referência internacional da tecnologia de código aberto e mostrou que cada vez mais essa é a tecnologia que o mundo utiliza”.

De acordo com o Prof. Pedro Ivo, hoje o Governo e empresas privadas utilizam algum produto ou solução em software livre com o objetivo de reduzir custos e fazer adaptações para sua realidade.

Confira as fotos:







Nenhum comentário:

Postar um comentário